php.Element.Def.Pdf_Fallback
Foto de rancho antigo. Não se sabe a idade da foto, que foi tirada no inicio da Rua Almirante Reis. Também não se sabe se é um rancho de Pombal ou vindo de fora, para se exibir nas Festas do Bodo.
Foto de Frederico Serrano
Foto de Frederico Serrano
O primeiro rancho organizado na Vila de Pombal
Em Pombal, o primeiro “rancho organizado”, e de acordo com as fontes até hoje consultadas, surgiu em 1918, com a designação “Rancho Flores de Pombal”. É, aliás, o primeiro projeto de danças e cantares populares com esta designação, em Pombal. Ainda surgiriam ao longo do século XX mais três “ranchos” com esta designação, em anos diferentes. Foi ensaiado pelo Sr. Joaquim Paes e apresentou-se pela primeira vez nos festejos da noite de S. João, nesta Vila de Pombal, num pavilhão erguido na Praça Velha (Praça Faria da Gama, atualmente).
Noticia publicada no jornal pombalense O Imparcial, 27 de junho de 1918
Noticia publicada no jornal pombalense O Imparcial, 27 de junho de 1918
Rancho das Tricanas - Vila de Pombal - 1930
É em 1930 que voltamos a encontrar a referência a um outro “rancho organizado” nesta Vila. Designava-se “Rancho das Tricanas”, organizado e ensaiado pelo pombalense Ernesto Martins, (uma das grandes figuras culturais desta Vila na primeira metade do século XX), sendo diretor de orquestra o pombalense João Augusto Gonçalves. Este “rancho” teve uma grande notoriedade na época, não só na Vila de Pombal, como fora da sua localidade de origem. É o primeiro “rancho” pombalense a atuar nas Festas do Crato. Uma viagem longa (juntamente com a Filarmónica Pombalense), feita, naturalmente com grande sacrifício, mas com o gosto de representar a sua terra fora de portas. Em 1931 foram a grande atração das Festas do Bodo, na Vila de Pombal, mas com um reportório diferente.
|
|
Actuação do Rancho Tricanas de Pombal, no Salão de Inverno do Casino da Figueira da Foz, em 1930. Foto de Frederico Serrano
Rancho As Mimosas de Pombal - Vila de Pombal - 1930
Em 1931 aparece uma referência a um outro “rancho”, com a designação “As Mimosas de Pombal”, do qual chegou até nós a letra do tema “A Mocidade”, escrita por Abel A. Oteda (música de Cesar Magliano), projecto que deve (provavelmente) ter sido preparado para atuar nos festejos dos santos populares.
Rancho Os Capinhas - Vila de Pombal - 1937
Rancho organizado pelo Dr Amadeu da Cunha Mora, que participou no Grande Desfile Folclórico, organizado pela Emissora Nacional, em Lisboa, no ano de 1937. Primeiro rancho da Vila de Pombal com um cunho etnográfico.
Rancho Floristas Pombalinas - Vila de Pombal - 1938
Em 1938, surgiu mais um “rancho organizado” sob a designação “Floristas Pombalinas”, com a mesma estrutura e o mesmo desígnio dos anteriores organizados na Vila de Pombal, devidamente marcado e ensaiado por Ernesto Martins.
Rancho Os Miudinhos - Vila de Pombal - 1938
Para animar as Festas do Bodo de 1938, veio juntar-se ao “Rancho Floristas de Pombal” um “rancho infantil”, designado “Os Miudinhos”.
Rancho Flores de Pombal - Vila de Pombal - 1940
“Rancho organizado” para atuar numa iniciativa da Casa de Leiria, em Lisboa, no dia 4 de abril de 1940. Designado “Rancho Flores de Pombal”, repetindo assim o mesmo nome que já tinha sido utilizado anteriormente (o primeiro com este nome, recorde-se foi em 1918), é uma espécie de “rancho” híbrido, em que as mulheres utilizam uns trajes tipo tradicionais, já com as “saias das costas” fazendo parte da indumentária, mas em que os homens usavam uma espécie de fato e gravata.
Rancho das Papoilas (infantil) - Vila de Pombal - 1944
Em 1944 surgiu, por iniciativa da Liga de Proteção à Criança de Pombal, o rancho infantil “Rancho das Papoilas”, cujas danças e cantares contam com a participação de autores como Amadeu da Cunha Mora, Ernesto Martins, Daniel Pais de Moura, Pedro Couceiro da Costa e Ricardo Augusto da Silva.
Ranchos Folclóricos das Freguesias - Festas do Bodo - Vila de Pombal - 1949
Em 1949, integrado no programa das Festas do Bodo desse ano, organizou-se um desfile de “Ranchos Folclóricos das Freguesias”, em que participaram algumas freguesias do concelho de Pombal.
Rancho Flores de Pombal - Vila de Pombal - 1951
Foi em 1951 que António Gaspar Serrano, Telémaco António da Conceição e Octávio de Sousa Zink decidiram organizar um “rancho” para atuar nas Festas do Bodo, designado “Rancho Flores de Pombal”, (portanto, a terceira versão com o mesmo nome), convidando para ensaiador António Oleiro, também conhecido como Mestre Oleiro, que irá ter um papel preponderante à frente deste projeto. Fotos de Manuel de Sousa, Carlos Dias e Amândio de Aguiar.
Rancho Típico de Pombal - Vila de Pombal - 1956
É em 1956 que surge o Rancho Típico de Pombal. Como conversão de um “rancho de marchas” chamado “Rancho Flores de Pombal” para um projeto folclórico de divulgação da “tradição” na região de Pombal. Assim se chega aos tempos de hoje. O nosso Típico continua firme na sua existência.
Primeira Formação. Década de cinquenta do século XX
Década de setenta do século XX
|
Década de sessenta do século XX
Década de oitenta do século XX
|
Década de noventa do século XX
|
Espólio fotográfico disperso
|
Apresentações do Rancho Típico de Pombal
|
Pautas musicais do reportório do Rancho Típico de Pombal
|
Espólio fotográfico cedido por Luís Osório - Rancho Típico de Pombal
Espólio fotográfico cedido por Maria Carmo Leitão Marques - Rancho Típico de Pombal
|
Espólio fotográfico cedido por Miro Leitão - Rancho Típico de Pombal
Capas e contra-capas dos discos de vinil
Espólio do Rancho Típico de Pombal |